A estratégia

Enquadramento

A área governativa da Justiça quer reforçar o esforço de modernização, simplificação e transformação digital que tem vindo a ser empreendido neste setor, nas últimas duas décadas. O Plano de Recuperação e Resiliência veio trazer um novo fôlego à concretização deste objetivo, que só será possível aproveitar imprimindo um ritmo mais acelerado às mudanças planeadas.

Projetos recentemente desenvolvidos ou em curso, como a Plataforma de Atendimento à Distância, o Geohub BUPi e a App móvel de levantamento de coordenadas, ou o projeto de anonimização de decisões judiciais, através de inteligência artificial (IA), são exemplos desta inovação partilhada.

Com a Estratégia GovTech da Justiça pretende-se consolidar esta cultura de inovação colaborativa, apostando num maior envolvimento do ecossistema de inovação e de empreendedorismo, tanto na identificação de desafios como no desenvolvimento de soluções, apoiadas em tecnologias emergentes, e suportadas no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Coordenação

A Estratégia GovTech da Justiça encontra-se a ser desenvolvida no âmbito da iniciativa Hub da Justiça, cuja atividade é apoiada pelo PRR, através da medida «Centro de competências para a Inovação e Transformação Digital (Hub Justiça)».

O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, enquanto entidade central na Justiça, responsável pela dimensão tecnológica partilhada, tem a seu cargo a gestão e dinamização do Hub da Justiça, onde se encontra inserida a Estratégia GovTech da Justiça.

Criado em 2018, o Hub da Justiça funciona como centro de competências, incubadora de inovação e acelerador de sinergias entre os diferentes serviços e organismos do setor público, mas também destes com a academia, as empresas e a sociedade civil.