Participar

Tem ideias inovadoras para transformar a justiça?
Saiba como participar nas iniciativas em curso!

O que é?

É uma iniciativa que pretende contribuir para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras que respondam a necessidades concretas dos serviços da Justiça para melhorar a resposta aos cidadãos e empresas.

O objetivo é potenciar o intercâmbio, fomentar sinergias e estimular a criatividade em processos de coinovação entre o setor público da Justiça e o ecossistema de inovação e empreendedorismo, nacional, europeu e internacional, para efeitos de experimentação e teste de ideias.

Quem pode participar?

Podem candidatar-se pessoas singulares e pessoas coletivas. As pessoas singulares deverão ser maiores de 18 anos e as pessoas coletivas com fins lucrativos deverão estar constituídas há menos de 10 anos e empregar menos de 250 pessoas.

Como participar

As candidaturas são submetidas através de formulário próprio.
Antes de submeter a candidatura deverá consultar o Regulamento Geral e o Aviso de Candidatura à 1ª Edição do Desafios Justiça .

1ª Edição do Desafios Justiça
Candidaturas encerradas

Data de início
17 de fevereiro de 2023

Fim do prazo para candidaturas
31 de Maio de 2023 (até às 23:59 horas)

Apresentação do Desafio
Desenvolver uma ferramenta de pesquisa conceptual, que contemple imagens e palavras, e que permita:

  • Identificar o conceito relacionado com outras imagens e palavras que integre uma marca;
  • Detetar, de modo simples e intuitivo, marcas que tenham registo pedido ou vigente em Portugal e que contenham componentes figurativas ou verbais conceptualmente iguais ou muito semelhantes às submetidas a pesquisa, facilitando assim a apreciação do risco de confusão;
  • Disponibilizar todos os resultados (imagens e texto) no mesmo ecrã e num único passo.

Condições e prazo para submissão de candidaturas
Consulte aqui o Aviso da 1ª Edição do Desafios Justiça.

Perguntas Frequentes
Saiba mais sobre 1ª Edição do Desafios Justiça.

Formulário de participação
Submeta a sua participação preenchendo este formulário (antes de preencher deverá consultar o regulamento geral e o aviso de candidatura):

Resultados da 1ª Edição do Desafios Justiça

Entre fevereiro e maio de 2023 foram apresentadas 14 candidaturas à 1ª edição do Desafios Justiça.

Durante este período, o INPI promoveu diversas sessões de esclarecimento sobre a iniciativa e o desafio lançado, reunindo start-ups, universidades e centros de investigação.

Estas sessões resultaram da colaboração com a Startup Portugal, a Startup Lisboa, a Startup Braga, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, o TICE.PT – Cluster das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, e a Associação 351 – Comunidade Portuguesa de Startups.

A 29 de setembro de 2023 foram apresentadas as 4 candidaturas selecionadas, num evento que decorreu no Hub da Justiça.

As ideias finalistas foram desenvolvidas por empreendedores individuais e pessoas coletivas e apresentam soluções com recurso a inteligência artificial e a outras tecnologias e aplicativos de vanguarda.

Conheça os finalistas da 1ª edição do Desafios Justiça