Capacitar para Inovar

Investir na capacitação das pessoas da área da Justiça para a inovação é crucial para:

  • Assegurar a efetiva continuidade dos projetos de transformação que têm vindo a ser desenvolvidos;
  • Acelerar a concretização das inovações previstas, algumas das quais inseridas na agenda ambiciosa de reformas e projetos assumidos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Foi, neste contexto, que o Ministério da Justiça desenvolveu o Capacitar para Inovar, um Programa de Competências para a Inovação na Justiça, promovido no âmbito do Hub da Justiça.

Workshops de Inovação

O que são?

A Secretaria-Geral do Ministério da Justiça em parceria com o Inovalegal – Instituto de Inovação Legal e Tecnológica em Português está a promover um conjunto de 16 Workshops de Inovação onde serão trabalhados temas associados à inovação organizacional e tecnológica, à liderança e gestão de projetos, e à comunicação estratégica e digital.

Para quem e onde?

Estas sessões de capacitação destinam-se exclusivamente aos diferentes profissionais dos organismos e entidades da Justiça e terão lugar no Hub da Justiça, sito no Campus de Justiça de Lisboa (Avenida D. João II, 1, Edifício G).

Como participar?

Atendendo à forte componente prática dos workshops que tem implícita a participação ativa de todos os inscritos, privilegia-se a participação presencial. Contudo, no caso de impossibilidade, também está prevista a participação remota, existindo um limite de 4 inscrições para o formato online e de 16 para o formato presencial.
Sempre que o número de inscrições ultrapassar o limite máximo previsto por sessão, as inscrições serão selecionadas por ordem de chegada. Caso não se reúna um número mínimo de inscrições, as sessões serão reagendadas, informando-se atempadamente os inscritos.
Para participar, os profissionais da Justiça deverão preencher o formulário disponível na página da Secretaria-Geral do Ministério da Justiça em justica.gov.pt.

Programa

Os conteúdos, resultados esperados e dinamizadores dos workshops previstos para janeiro serão anunciados em breve.

LAB Justiça

O que é?

O LAB Justiça – Programa de Inovação e Cultura é o primeiro programa intensivo de formação criado de raiz e desenhado à medida dos desafios reais e atuais dos organismos e entidades da Justiça:

2ª edição e Deep Dives

O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) assinou um protocolo com a Nova SBE, o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e a Porto Business School (PBS), para dar continuidade ao LAB Justiça.

A 2ª edição deste programa permitirá juntar aos cerca de 100 formandos que concluíram a 1ª edição, cerca de 50 novos trabalhadores de organismos e entidades tuteladas pela área governativa da Justiça.

Com a integração da PBS será possível descentralizar a formação, indo ao encontro dos formandos localizados na região Norte do país. Os conteúdos também foram alargados e ajustados, tendo em conta a avaliação feita pelos alunos da edição anterior.

A par desta 2ª edição do LAB Justiça, será promovida uma nova ação formativa dirigida aos participantes da 1ª edição, designada por Deep Dive. Trata-se de um conjunto de sessões especializadas que permitirão aprofundar temas abordados na 1ª edição, bem como personalizar o percurso formativo dos participantes, ao longo de mais 60 horas.

Além de responder à necessidade de alargar territorialmente o programa e abranger um maior número de formandos, a 2ª edição do Lab Justiça dá continuidade ao reforço das competências dos recursos humanos dos serviços da Justiça, no âmbito da gestão estratégica, transição digital e liderança em contexto de mudança. Este investimento na capacitação é particularmente premente no atual contexto de execução dos projetos e das reformas previstas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) da Justiça.

1ª edição

Entre outubro de 2022 e abril de 2023, o LAB Justiça formou uma centena de dirigentes e gestores de projeto de 18 organismos e entidades da área da Justiça, a saber: IGFEJ, IRN, DGPJ, PJ, CEJ, DGRSP, IGSJ, DGAJ, SGMJ, INMLCF, INPI, eBUPi, CAAJ, CPVC, Conselho Superior da Magistratura, Conselho Superior dos TAF, Procuradoria-Geral da República e Conselho dos Julgados de Paz.

A 1ª edição do LAB Justiça resultou de uma parceria entre o IGFEJ, a Nova SBE e o ISEG.

No balanço final dos seis meses deste mini-MBA, os participantes salientaram a importância dos conhecimentos adquiridos e, sobretudo, da partilha de boas práticas, identificação de problemas comuns e alinhamento de estratégias entre as diferentes áreas da Justiça.