Validador automático da autenticidade de documentos para os pedidos de nacionalidade online

Problema identificado

  • Os processos de pedido de nacionalidade requerem um significativo número de documentos, que atualmente são entregues em papel e verificados manualmente, o que implica um elevado número de horas de trabalho de muitos trabalhadores do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN).
  • O pedido de nacionalidade é um dos serviços com mais procura no IRN, causando muita pressão no atendimento presencial.

Solução encontrada

  • Com recurso à inteligência artificial desenvolveu-se uma ferramenta que permite validar de forma automática os documentos que instruem o processo de pedido de nacionalidade. Este validador automático tornará possível a otimização e completa desmaterialização do procedimento, aumentando a eficiência e a capacidade de resposta, perante o aumento do afluxo de novos pedidos.
  • Numa primeira fase, a submissão online do pedido de nacionalidade estará apenas disponível para os mandatários.

Evoluções previstas

Alargar aos cidadãos a possibilidade de submeter online o pedido de nacionalidade.

Vantagens

  • Desmaterializar o processo de pedido de nacionalidade;
  • Reduzir a pressão no atendimento presencial;
  • Evitar a necessidade de digitalização;
  • Pré-validar de forma automática os documentos que instruem o processo;
  • Integrar de forma automática nos sistemas de informação.